Freguesia e Município fazem recomendações às vítimas dos incêndios

Na sequência do incêndio que deflagrou no concelho de Monchique, a Junta de Freguesia local emitiu um comunicado, dirigido aos cidadãos lesados, em que aconselha que mantenham na sua posse «todos os bens ardidos, a fim de permitir o recurso a eventuais apoios», seja a «perda de bens materiais (nomeadamente maquinaria agrícola, viaturas e outros equipamentos), bem como edificações».

O Município de Monchique também prestou esclarecimentos em relação aos animais vítimas dos incêndios, através da sua página de facebook, que «toda a ajuda é bem vinda». Reforça que «os animais, tal como as pessoas, são uma prioridade» e que «existe um posto de recolha na Escola E.B 2,3 de Monchique» onde estão a ser recebidos «alimentos, medicamentos, desparasitantes e todo o material de apoio para prestar os cuidados aos animais».

No Porto de Lagos também há um posto com voluntários «que está a prestar um apoio crucial e essencial e que tem estado a canalizar toda a ajuda e a fazer a triagem do que vem sendo necessário e urgente», refere o município, que esclarece ainda que «nunca foi impedida a presença de voluntários em Monchique, mas sim desaconselhado que fossem para o terreno e para as zonas ardidas por serem perigosas».

Para prestar apoio aos animais vítimas dos incêndios pode enviar um email para monchique@dgav.pt para fazer parte da organização dos grupos de trabalho.

A Escola EB 2,3 de Monchique está a receber donativos, no entanto, segundo o que o Jornal de Monchique, conseguiu apurar, estão equipas no terrenos compostas por elementos da GNR, Câmara Municipal de Monchique, assistência social e enfermagem a fazer a recolha dos dados sobre as necessidades da população afetada.

Donativos urgentes:

-Carrinhos de mão;

-Botas de campo e meias (vários números);

-Calças de trabalho (vários tamanhos);

-Vassouras, esfregonas, pás, esponjas;

-Detergentes anti-gordura (ex. Mistolin);

-Máscaras;

-Luvas resistentes (ex. Jardinagem);

-Higiene pessoal;

-Bens alimentares não perecíveis (ex. azeite, arroz, massa, enlatados).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *