Freguesia de Alferce edita monografia

A Freguesia de Alferce lançou, no dia 1 de maio de 2019, a «Monografia do Alferce – A sua história, as suas gentes e o seu encanto», da autoria de José Rosa Sampaio que, por motivos alheios à sua vontade esteve ausente da sessão. 

A apresentação foi da responsabilidade Maria João Raminhos Duarte, também prefaciadora do livro, para quem a obra «é a alma do Alferce», porque «junta toda a caracterização demográfica, social, cultural e patrimonial».

«José Rosa Sampaio é a prova de que não é preciso ser um académico, com eu, para fazer História. A História é trabalhar muito, que é o que ele faz», considera a prefaciadora, acrescentando que o autor «é o historiador por excelência de Monchique, com grandes contributos para Portimão e para Silves».

Maria João Raminhos Duarte espera «que um dia alguém deste concelho [Monchique] tenha a sabedoria de fazer uma edição das obras completas de José Rosa Sampaio, porque muita da sua investigação encontra-se em pequenos opúsculos que ele fez a custo próprio».

Explica ainda que o «convite do prefácio surgiu quando o autor já tinha a obra bastante avançada, pois o livro era para ter sido apresentado nas festas de verão do Alferce, mas devido ao incêndios acabou por não sair».

José Manuel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alferce, admite que «é um grande orgulho editar este livro», considerando que é «realmente algo significante para a nossa terra e que vai ficar para os nossos filhos e descendentes».

A monografia, que teve uma edição de 400 exemplares, está à venda na Junta de Freguesia de Alferce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *