Feira Medieval de Silves começa hoje

A XIII Feira Medieval de Silves começa hoje e realiza-se até dia 21 de agosto, entre as 18h00 e a 01h00. São 10 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do reino do Algarve. Este ano a organização escolheu Ibn Qasí, como personagem principal do evento.

Elementos como a dança, a música e a poesia são presença constante, num cenário que pretende mostrar a vitalidade e a diversidade das artes no quotidiano árabe medieval.

Todos os dias os visitantes podem assistir a dois torneios a cavalo, animação exclusiva no Castelo de Silves, manjares medievais, dança e animação.

Segundo a Câmara Municipal de Silves «a azáfama nas ruas do centro histórico será constante, respirando-se uma atmosfera com características particulares, num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado peculiar do tecido urbano e pela imponência dos seus monumentos».

Os mais pequenos terão um espaço destinado a eles, aberto entre as 18h00 e as 24h00, onde poderão realizar algumas atividades de expressão plástica, expressão dramática e de atividade física contextualizadas e integradas historicamente no período da Feira Medieval. Localizado na Praça Al-Mu’thamid, o «Xilb dos Pequenos» é circundado por algumas tendas e artefactos que compõem o acampamento, réplicas de armas e vários objetos do quotidiano medieval.

Também pensando na segurança das crianças será distribuída uma pulseira que terá um número registado no secretariado da feira, que permitirá a colocação de um número de telefone de contacto. Esta iniciativa beneficia também idosos e tem de ser solicitada nas bilheteiras.

Programa:
18h00 – Abertura da Feira – Cortejo pelas ruas e largos da medina
18h30 – Leitura do Edital – Portas da cidade
19h00 – Teatralização do episódio diário – diversos locais da cidade
20h00 – Torneio de armas a cavalo na liça – Praça Al-Mu’thamid
22h00 – Animação no Castelo – espetáculo
22h30 – Torneio de armas a cavalo na liça – Praça Al-Mu’thamid