Faleceu o cónego Firmino Dinis Ferro

O cónego Firmino Dinis Ferro, vigário geral da Diocese do Algarve, faleceu esta madrugada, no Paço Episcopal de Faro, onde residia, segundo avança o jornal Folha do Domingo.

O corpo do sacerdote estará hoje, dia 14 de janeiro, a partir das 16h00, em câmara ardente na Sé de Faro, sendo celebrada, pelas 19h00, uma missa presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Amanhã, pelas 15h00, será realizado o funeral, com a missa exequial e, dali, o féretro seguirá para o Cemitério de Esperança, em Faro, sendo o corpo sepultado no talhão do clero.

O sacerdote de 72 anos, natural de Lisboa, mas oriundo de Tavira, foi ordenado no dia 27 de julho de 1969, na Sé de Faro e passou por várias paróquias do Algarve, nomeadamente a de Monchique e Alferce onde permaneceu de 1974 a 1989.

A 19 de junho de 2013 foi nomeado cónego do Cabido da Sé de Faro, do qual era arcediago e tesoureiro, tendo tomado posse no dia 19 de julho daquele ano. Para além destes cargos, Firmino Dinis Ferro foi também membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, entre outros serviços.

Segundo o jornal Folha do Domingo o «sacerdote sofria de miastenia, doença neuromuscular que lhe foi diagnosticada há cerca de seis meses e que lhe causava fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos da deglutição e da respiração».

 

Foto: Folha do Domingo

Share Button

One thought on “Faleceu o cónego Firmino Dinis Ferro

  • 15 de Janeiro de 2016 at 00:19
    Permalink

    É com um grande pesar que sinto partir o meu Tio Firmino mas é também com o maior orgulho que tenho conhecimento e agradeço todas as mensagens de condolências e manifestações de reconhecimento da sua obra e percurso de vida, por parte daqueles que contataram com o Cónego Firmino Dinis Ferro, nos mais diversos locais onde exerceu a sua actividade ao serviço da Igreja.

Deixe um comentário