Exposição «50 Livros, 50 Algarves…ler o património» celebra Património Cultural

A exposição bibliográfica «50 Livros, 50 Algarves… ler o património», promovida no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, vai ser inaugurada dia 28 de setembro, pelas 16h30, na sede da CCDR Algarve.

O programa inaugural inclui uma conferência sobre «A originalidade das platibandas na arquitetura algarvia» e um passeio-tertúlia «com percurso cultural pelo património local na Baixa de Faro», explica a CCDR em comunicado.

Esta exposição é composta por obras escritas sobre o Algarve «nas diferentes vertentes do Património» e vai estar aberta ao público até 31 de outubro.

A exposição conta com a  co-organização do Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), hospedado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), e da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCA), a exposição será inaugurada no âmbito das Jornadas Europeias do Património e estará patente nos seguintes locais: Biblioteca da Universidade do Algarve – Gambelas, Bibliotecas Municipais de Faro, de Lagoa, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António e Seminário de Faro. São também parceiros deste projeto, cedendo livros para outros locais, o Arquivo Distrital de Faro, a Biblioteca Municipal de Silves e o Museu do Traje Algarvio de São Brás de Alportel.

Programa
16h30 – Sessão de abertura
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve
Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora Regional da Cultura do Algarve
16h50 – José Aguiar – “Quando o Algarve não era só Branco e Ornamento na Arquitetura não era Crime”.
17h10 – Marta Santos – “Ornamentação das Platibandas do Algarve: inventário e salvaguarda
17h30 – Inauguração da exposição
18h00 – Passeio – tertúlia

 

Share Button

Deixe um comentário