Excelentes leituras marcam mês de novembro na Rádio Fóia

A rubrica semanal de leitura “Um Livro por Semana”, que todas as quintas-feiras vai para o ar na Rádio Foia, entre as 15h15 e as 16h00, manteve-se ao mais alto nível durante todo o mês de novembro.

A abrir o mês, o Leonardo Silva, da turma B do 6.º ano, escolheu um clássico da literatura portuguesa, Os Maias, numa excecional adaptação para os mais novos por José Luís Peixoto, e facultou aos ouvintes da estação local uma emocionante revisão de uma das mais conhecidas obras de Eça de Queirós.
Familiarizado com os microfones da Rádio Foia e confortável na sua leitura fluente e expressiva, o Leonardo envolveu-nos na trama queirosiana, captando a atenção do auditório mal começou a ler.

A segunda edição do mês foi preenchida pela Laura Marques, que frequenta  o 3.º ano na Escola EB1 N.º1 e que partilhou com os ouvintes um interessante livro de David Machado: Parece um Pássaro. Com uma leitura doce, corretíssima e cativante, a Laura encheu o estúdio de alegria e boa disposição, ao apresentar a divertida história de um menino que se viu obrigado a levar para a escola um chapéu muito original.

O Gabriel Furtado e o Tiago Sleiman, que frequentam o 4.º ano na Escola EB1 N.º 1, dinamizaram a terceira sessão do mês, apresentando a obra A Lebre de Chumbo, de Carla Maia de Almeida, cuja personagem principal é uma princesa, Estrela de Âmbar, que se vê coagida a abdicar de todos os bens materiais que apreciava para poder salvar o seu reino. Excelentes leitores, ambos, e sem qualquer sinal de nervosismo nesta sua primeira passagem pela rubrica “Um Livro por Semana”, o Gabriel e o Tiago provaram-nos que ainda há muitos bons leitores por descobrir no Agrupamento de Escolas de Monchique.

A última edição de novembro foi preenchida pela Anita Marques e pela Carolina Correia, duas grandes amigas do 2.º ano da Escola EB1 N.º2, que selecionaram a obra  O Cão e o Gato, de António Torrado, para apresentarem aos ouvintes da Rádio Foia. E se, de início, os microfones pareciam intimidar as pequenas leitoras, o receio foi desaparecendo a cada folhear de página e a leitura fluente, segura, bem preparada, impôs-se no estúdio, deixando no ar uma lição sobre o respeito pela diferença e sobre o valor da solidariedade.

biblio2
Laura Marques
biblio4
Tiago Sleiman
biblio6
Carolina Correia
biblio5
Anita Marques
biblio4
Tiago Sleiman
biblio3
Gabriel Furtado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *