Estatuto editorial

1.º – O Jornal de Monchique iniciou a sua publicação em Dezembro de 1985.

 

2.º – É um mensário, propriedade da Associação “O Monchiqueiro” – Grupo de Dinamização Cultural

 

3.º – Tem como objetivo veicular junto de todos os seus leitores, informação, formação e opinião, dando ênfase a questões de índole cultural, sempre que possível.

 

4.º – Tem como público-alvo todos os que se sintam beneficiados com a sua leitura, especialmente os monchiquenses, residentes dentro ou fora do concelho de Monchique.

 

5.º – Pugna pela independência política, religiosa, económica ou de outras formas de pressão que possam de algum modo cercear a liberdade de informar, formar e opinar.

 

6.º – Neste sentido, afirma-se como um jornal aberto e plural.

 

7.º – Como critérios jornalísticos no tratamento das matérias a publicar, serão aplicados os que ditam a ética e as regras de boa conduta que não ponham em causa a honra e o bom nome de pessoas a título individual, os valores nacionais, a segurança coletiva, nem serão feitas ou permitidas mensagens apelando a práticas que ofendam a dignidade de quem quer que seja e procurar-se-á que todos os textos sejam escritos de forma clara, acessível e correta privilegiando a língua portuguesa.

 

8.º – Assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores encobrindo a informação.

 

(Esta publicação dá cumprimento à legislação em vigor)