Espírito natalício anda pelas ruas

Este ano o Município de Monchique assinala a quadra natalícia com um vasto programa de atividades que pretende animar a vila de Monchique e atrair visitantes sob o lema «Monchique Serra Natal».

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Monchique (CMM) «durante o mês de dezembro vão decorrer ou decorreram diversas atividades como o mercadinho de Natal, carrossel para crianças, casa do Pai Natal, mostra gastronómica, animação infantil, concursos, construção de presépio em madeira, concertos e animações diversas», que nos transportam para o espírito natalício.

As ruas da vila de Monchique e das aldeias de Marmelete e Alferce estão vestidas com cores de Natal, desde o dia 1 de dezembro, permanecendo a iluminação até dia 6 de janeiro. Este ano, «a novidade passa pela sonorização de rua, com música ambiente nas principais artérias da vila», adianta a CMM.

Desde o dia 15 de dezembro e até 6 de janeiro decorre a 6.ª Mostra Gastronómica de Natal «Sabores de Monchique» sendo intenção da câmara municipal, «uma vez mais, proporcionar a possibilidade de se encontrar e saborear nos restaurantes aderentes a gastronomia tradicional da região» e de, ao mesmo tempo, «divulgar os produtos tradicionais».

O município dinamiza ainda a campanha de Natal com o tema «Ganhe neste Natal, compre no Comércio Local!», e à semelhança de anos anteriores, foi lançado o repto a todos os comerciantes para participarem no VI Concurso de Montras de Natal e no Sorteio de Natal, com o objetivo de dinamizar e enriquecer o comércio local.

O VI Concurso de Montras de Natal 2017 destina-se a todos os comerciantes que possuam estabelecimentos com montras e que sejam sediados no concelho de Monchique e lança o desafio de decorarem as suas montras com motivos natalícios. Participam assim, os seguintes estabelecimentos: Cabeleireiro Rosália – Montra n.º 1; Papelaria Estrela – Montra n.º 2; Fábrica de Enchidos Fátima Varela – Montra n.º 3; EletroMonchiquense – Montra n.º 4; Loja Domingas – Montra n.º 5; Florista Reis – Montra n.º 6; Eletro Reparadora Ventura – Montra n.º 7; Talho Evangelista Oliveira – Montra n.º 8; Loja Borboleta – Montra n.º 9; Flor de Lis – Montra n.º 10; Valentina e Matias – Montra n.º 11; João Chula Nunes & Nunes – Montra n.º 12; João Chula Nunes & Nunes – Montra n.º 13; Cabeleireiro Vera Style – Montra n.º 14; A Casa Amarela – Montra n.º 15 e Tradições – Montra n.º 16.

A votação, que decorre até dia 6 de janeiro, está a cargo de um júri (50%) e da população em geral (50%) que pode votar na montra preferida através do preenchimento do boletim próprio que deve ser depositado no R/C do edifício dos paços do concelho. A montra mais votada recebe uma noite de alojamento para duas pessoas em Suite Classic (duplo/twin), com pequeno almoço incluído, no Macdonald Monchique Resort & Spa.

Quanto ao Sorteio de Natal destina-se a todos os que façam compras, até dia 31 de dezembro de 2017, nos estabelecimentos comerciais e de serviços que adiram à iniciativa. Os prémios a atribuir são uma bicicleta elétrica para o 1.º prémio, um jantar para duas pessoas que inclui um menu com três pratos e seleção de vinho no Macdonald Monchique Resort & Spa, para o 2.º prémio e um Circuito Termal Sensorial Spa de duas horas, na mesma unidade hoteleira, para o 3.º prémio.

De acordo com a CMM, a iniciativa «Monchique Serra Natal» tem dois objetivos, o primeiro, a criação de «um evento que mistura o encanto de histórias e que apelam a fantasias tão características desta época» e o segundo, «organizar diversas atividades com teor educativo e pedagógico, com a mensagem de preservação da floresta e da serra».

Atividades a decorrer
no âmbito do
«Monchique Serra Natal»
Exposição de trabalhos realizados pelas crianças dos Jardins-de-Infância do concelho no âmbito da «Hora do conto natalício»
Até dia 8 de janeiro
Local: Biblioteca Municipal António da Silva Carriço

Presépio Tradicional do Alferce
Até dia 15 de janeiro
Local: Alferce
Org.: Junta de Freguesia do Alferce

Exposição bibliográfica alusiva ao Natal
Até dia 8 de janeiro
Local: Biblioteca Municipal António da Silva Carriço

Exposição de Presépios pela Associação de Artesãos de Monchique
Até dia 7 de janeiro
Local: Galeria de Sto António

Concerto de Natal pelo Coro Infantil e Jovem «Vivaci Vivacissimo» da Paróquia de Monchique
Dia 22 de dezembro
21h00 – Igreja Matriz de Monchique

Klaxon – Novo Circo – Espetáculo de Fim de Ano
De 28 de dezembro a 1 de janeiro
Local: Heliporto Municipal

Encontro de Reis
5 de janeiro
20h30 – Largo dos Chorões
Org.: Junta de Freguesia de Monchique

Concerto de Ano Novo pela Banda Filarmónica de Silves
6 de janeiro
21h00 – Igreja Matriz de Monchique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *