Espaço Jovem recebe exposição sobre a gestão dos recursos hídricos de Monchique

«Água Potável, a Rega, as Secas e as Cheias – o Papel da Monitorização na Gestão dos Recursos Hídricos» é o nome da exposição que será inaugurada amanhã, dia 18 de setembro, a partir das 17h00, no Espaço Jovem, da Junta de Freguesia de Monchique (JFM).

Esta mostra é o resultado de um trabalho que a associação ambiental «A Nossa Terra» desenvolveu ao longo do ano hidrológico 2014/2015, durante o qual participou no programa «Voluntariado de Água», organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA – ARH Algarve).

Com a organização conjunta da «Nossa Terra», Câmara Municipal de Monchique (CMM) e APA ARH Algarve, a exposição tem como principais objetivos «lucidar e mostrar as funções da monitorização da água dos recursos naturais, nomeadamente na rede de ribeiras do concelho e arredores», apresentar o programa do Voluntariado de Água da APA-ARH Algarve, assim como a sua aplicação nas bacias das ribeiras de Monchique e ainda mostrar a «contribuição da monitorização para a gestão dos recursos hídricos: a água potável, a rega, controle das cheias, mitigação dos impactos da seca e das alterações climáticas, a pesca e a biodiversidade».

A exposição é dirigida ao público em geral, mas pretende envolver sobretudo os jovens e as escolas do concelho, na monitorização e gestão participada dos recursos hídricos, de forma a dar continuidade ao trabalho durante o período de 2015/2016. Pode ser visitada de 18 de setembro a 1 de outubro, no Espaço Jovem de Monchique, de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e as 20h00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *