Empresas de Monchique recebem estatuto de PME Excelência 2018

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e pelo Turismo de Portugal atribuiu a mais de 2378 empresas, que se distinguiram no ano de 2018 pelo bom desempenho económico e financeiro, o estatuto de PME Excelência. Estas empresas são responsáveis, no seu conjunto, por 86.606 postos de trabalhos em vários setores de atividade.

Em Monchique, os três estabelecimentos que receberam este estatuto, no dia 17, de abril, em Braga, foram a J. E. B. Papelaria e Tabacaria, Lda., o restaurante Luar da Foia e a Sociedade da Água de Monchique. A cerimónia de entrega contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro  Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado da Economia, João Neves.

Em 2018 foram distinguidas mais 22% de empresas que em 2017, sendo que os distritos com maior concentração de empresas com o estatuto de PME Excelência 2018 são Lisboa (21,4%), Porto (18,3%), Aveiro (11,6%) e Braga (10,1%). No distrito de Faro foram distinguidas 193 empresas (8,1%).

Quanto à dimensão das empresas distinguidas, 70% são pequenas, 25% são médias e os restantes 5& representam as microempresas.

O setor de atividade que mais se distingue é o industrial (30.2%), seguido do comércio (25,4%), que continuam a ser as áreas com maior representatividade, e do Turismo (19,8%). O setor menos representado é da agricultura e pescas (1,5%).

A Autonomia Financeira das PME Excelência nos últimos três anos registaram um crescimento na ordem dos 60%, sendo que se destaca, ainda, a Rentabilidade do Capital Próprio com 27% e Rentabilidade Económica do Ativo em 25%.

O IAPMEI é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial, comercial, de serviços e construção e que promove ações para reforçar o espirito de competitividade empresarial e desenvolve estratégias de crescimento e internacionalização das empresas portuguesas.

(Fonte: Dados disponibilizados no site do IAPMEI)

Share Button

Deixe um comentário