Empresários do Algarve contra prospeção de petróleo na costa de Aljezur

Os empresários do Algarve condenam a decisão do Governo em autorizar a prospeção de petróleo na costa de Aljezur. Através das associações regionais  ACRAl, AIHSA, AHETA, CEAL e NERA, foi emitido um comunicado à imprensa, no qual afirmam que a decisão abre a «porta para uma futura autorização de exploração» sem um estudo précio de impacto ambiental.

Os municípios do Algarve (AMAL) afirmam, por unanimidade, que «foi no passado, é hoje e será no futuro contra a prospeção de petróleo na costa algarvia e que o contrato em vigor deve ser rescindido, e que irá continuar, pela via judicial, a lutar contra este processo».

As associações empresariais algarvias ressaltam a «forma pouco transparente da atuação do Governo ao renunciar à exigência prévia de um estudo de impacto ambiental». Reforça, ainda, que esta decisão «não obedece a qualquer estratégia económica, mas a uma agenda política de curto prazo».

O mesmo comunicado alerta para o «anúncio feito pelo governo, de prorrogação para 2019 do prazo para a atribuição de novas licenças para prospeção de petróleo, isto é, adia para depois das próximas eleições, procurando assim evitar contestações até lá».

Os empresários do Algarve e as suas associações afirmam que mantêm a mesma «posição clara e coerente contra a prospeção e exploração de gás e petróleo no território e na costa do Algarve». Salientam que «percebem perfeitamente a importância do aproveitamento dos nossos recursos e é precisamente por isso que são sensíveis às preocupações ambientais, matéria-prima base para o vetor fundamental da economia da região – o turismo» que é «o principal setor exportador de Portugal (15 mil milhões de euros em 2017) e o Algarve gera cerca de 50% desse valor».

Os empresários do Algarve reiteram que os cidadãos «devem manter-se unidos nesta batalha contra a prospeção e exploração de petróleo e gás em qualquer parcela da sua região, em terra ou no mar».

 

Legenda das siglas das associais de empresários do Algarve:

ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve

AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve

AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve

CEAL – Confederação dos Empresários do Algarve

NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve                                                                

                                                                     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *