EB1 e Jardim de Infância de Marmelete encerram devido à covid-19

A escola EB1 e Jardim de Infância da freguesia de Marmelete, no concelho de Monchique, estará encerrada a partir de amanhã, dia 23 de novembro, depois de uma auxiliar de ação educativa ter testado positivo à covid-19 e dada a localização de 9 casos ativos no concelho. Esta medida vai implicar que “todas as crianças, educadores/professores e funcionários” fiquem “em isolamento profilático até dia 4 de dezembro”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Assim, aos 14 casos já existentes, juntam-se hoje, mais três, “resultantes dos contactos mais próximos de uma das novas cadeias de transmissão que anunciei ontem. Na verdade, trata-se dos cônjuges das três pessoas dos três agregados familiares que tinha informado ontem”, esclarece Rui André, que acrescenta que esta situação “era bastante previsível”. No entanto, “não é extensível às restantes pessoas destes agregados familiares o que registo como positivo”.

Em jeito de balanço o autarca explica que “temos então oito casos ativos da primeira cadeia [Parque Escolar de São Pedro], mais três da segunda, e agora seis da terceira cadeia de contágio. Os restantes testes cujo resultado soubemos hoje deram todos negativo. Hoje não foram realizados testes”.

“As autoridades de saúde local encontram-se neste momento a realizar os respetivos inquéritos epidemiológicos e a rastrear as eventuais cadeias de transmissão e amanhã continuam a ser testados todos os contactos das pessoas infetadas”, informa.

Rui André confessa “que estes dias têm sido de muito trabalho e apreensão perante a ameaça deste vírus que tem posto à prova a nossa capacidade de resposta e a nossa resiliência coletiva” e recorda que “o Município de Monchique tem em funcionamento todo o tipo de apoio e ajuda destinada a quem se encontra nas situações de isolamento e/ou infeção, pelo que devem recorrer todos aqueles que deles necessitem e não tenham apoio familiar”.  Para isso, contacte os números 282910200, 965188333 ou envie um email para covid19@cm-monchique.pt.

“Como já todos devem ter percebido ainda estamos num momento crítico e que exige de todos muito cuidado nas nossas ações diárias. Esperemos que esta situação passe rapidamente, mas, para já, é necessário um esforço acrescido da parte de todos. A primeira cadeia de contágios que vitimou oito pessoas, graças ao excelente comportamento e colaboração de todos está praticamente ‘neutralizada’. É por isso importante continuarmos este esforço a bem da nossa saúde e de quem nos rodeia. Cumpram as regras de segurança e as orientações para cada uma das situações. Afinal, a solução, está na cara de cada um de nós. Usem máscara! Protejam-se e protejam a nossa Comunidade”, alerta o edil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *