Doentes oncológicos de Portimão recebem aquário

O Hospital de Dia de Oncologia da Unidade Hospitalar de Portimão (CHAlgarve) recebeu no passado sábado, dia 23 de julho, um aquário de 300 litros, instalado a título benemérito na sala de tratamentos de Quimioterapia.

Esta oferta ao Centro Hospitalar do Algarve, que é da responsabilidade do fórum aquariofilia.net e da Associação Teia D’Impulsos, vai beneficiar os doentes oncológicos em tratamento nesta unidade de saúde e resulta da primeira de duas fases de instalação.

De acordo com o Centro Hospitalar do Algarve, «o aquário foi construído à medida e instalado com todas as precauções de higiene necessárias para se adequar ao espaço, tendo mobilizado no passado fim de semana uma equipa de voluntários de vários pontos do país para assegurar a correta instalação inicial».

Pedro Bernardo, aficionado de aquariofilia e um dos responsáveis pela iniciativa, esclareceu que dentro de «quatro semanas serão colocados os peixes, pois será quando a flora aquática deverá estar propícia à chegada dos seus habitantes».

Já a equipa de saúde do hospital, que acompanhou os trabalhos de instalação do aquário, garantiu que «fizemos o que podemos para harmonizar o ambiente para que os nossos doentes que, por vezes, passam cá muitas horas em tratamento, se sintam mais confortáveis. Enquanto contemplarem os peixes poderão abstrair-se do resto e é esta serenidade que lhes pretendemos proporcionar».

Os custos de construção, instalação e apetrechamento do aquário ascendem a cerca de 3 mil euros e foram inteiramente suportados pelos dinamizadores da iniciativa, os quais contaram com a ajuda de diversos patrocinadores, como a Câmara Municipal de Portimão (CMP), AquaOrinoco, Seahorseshop.com Aquariofilia, Eco-arium, Pet4you.net, Aquaplante, Aquahobby, Lda, Soluções Aquáticas, Tortuga, Chagas, Jomal, Leroy Merlin, Sparos e muitos membros da comunidade Aquariofilia.net. A continuidade do projeto ficará assegurada pela Associação Teia D’Impulsos que garantirá a manutenção do aquário.

27_aquario_hdia_oncologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *