Diário da Agricultura e Pescas – 4 de novembro de 2019

Agenda de prazos de acontecimentos e apresentação de candidaturas a apoios, a decorrer durante o mês de novembro.

  • A Fenareg — Federação Nacional de Regantes de Portugal e a Associação de Beneficiários do Mira organizam a 6 e 7 de Novembro, em Odemira, o Encontro Regadio 2019-XII Jornadas Fenareg, que terão como tema central o trinómio Agricultura-Ambiente-Território e os desafios dos Aproveitamentos Hidroagrícolas para além da gestão da água.
  • Termina a 8 de novembro o prazo de candidaturas aos apoios aos Jovens Agricultores. Trata-se de verbas disponibilizadas através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020.
  • O Município de Marvão promove a XXXVI Feira da Castanha – Festa do Castanheiro nos dias 9 e 10 de novembro. Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.
  • A 9.ª edição do encontro sobre negócios do mar (Business2Sea) vai decorrer entre 11 e 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e terá como tema principal “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”.  Contempla um conjunto de conferências, seminários, workshops temáticos, sessões de pitching “Curtas do Mar” e ainda outras actividades relacionadas com a cultura marítima.
  • Até 12 de novembro podem ser entregues candidaturas para apoio ao processo de modernização e capacitação das empresas do sector agrícola. Os apoios são dirigidos a investimentos nas explorações agrícolas, cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja superior ou igual a 1.000 euros e inferior ou igual a 40.000 euros.
  • Até 15 de novembro podem ser apresentadas candidaturas para apoio a ações de pastoreio nas áreas de rede primária e de rede secundária de faixas de gestão de combustível, bem como nas áreas de mosaico de parcela de gestão de combustível. Podem beneficiar do apoio, entre outros, proprietários ou parcerias de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.
  • As candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (Vitis) – Campanha 2020-2021 – decorrem até aos próximo dia 15 de novembro .A dotação financeira prevista para as candidaturas a essa campanha é de 50 milhões de euros, ficando a decisão final condicionada à dotação financeira atribuída pela Comissão Europeia.
  • Declaração de colheita e produção vinícola tem de ser entregue até 15 de Novembro junto do Instituto da Vinha e do Vinho através de submissão electrónica. A apresentação da declaração de colheita e produção (DCP) constitui uma obrigação de todos os operadores económicos que tenham colhido uvas e/ou tenham produzido mosto/vinho.
  • 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo acontece realiza-se entre os dias 22 e 23 de novembro, na cidade da Guarda. Será realizado um ciclo de palestras, que abordam temáticas de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos no panorama nacional e internacional.
  • Nos dias 22, 23 e 24 de novembro realiza-se em Viseu a 18.ª Feira Nacional do Mel, a par com a organização do 20.º Fórum Nacional de Apicultura que nesta edição se dedica à importância do factor humano numa apicultura.
  • A CCIP — Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa está a organizar uma Missão empresarial ao Emirados Árabes Unidos, a realizar-se de 24 a 28 de novembro de 2019. os produtos mais exportados em 2017 foram as máquinas e aparelhos, seguindo-se a madeira e cortiça, os minerais e minérios, os plásticos e borracha e os veículos e outro material de transporte, que em conjunto representaram cerca de 43 por cento do total exportado para aquele país.
  • O salão internacional para as fileiras da vinha e do vinho, frutos e legumes e oleicultura, realiza-se de 26 a 28 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier, em França. As inscrições para expositores ainda estão abertas. A organização do evento espera 57.000 entradas profissionais, 1.100 empresas presentes e 65 países representados.
  • A 14.ª edição do evento Portugal Exportador 2019 realiza-se dia 27 de novembro, das 9 às 19 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Haverá igualmente três países em destaque: Angola, Espanha e Alemanha, com workshops directamente relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados.
  • A Associação In Loco, entidade gestora do Grupo de Acção Local para o Interior do Algarve Central, informa que o prazo de candidatura ao apoio à diversificação de Actividades nas Explorações Agrícolas decorre até 29 de novembro de 2019.

 

*Artigo publicado em parceria com a Rádio Foia. O programa «Diário da Agricultura e Pescas» está no ar de segunda a sexta-feira às 7h00 e às 21h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *