Diabetes é o tema do próximo «Encontro com o Especialista»

O Dia Mundial da Diabetes celebra-se hoje, dia 14 de novembro, e a Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus (UCC Mons Cicus) vai promover, no dia 22 de novembro, pelas 16h00, no Centro de Saúde de Monchique, mais um ciclo do «Encontro com o Especialista». O palestrante convidado é Nuno Vieira, médico especialista em medicina interna- consulta de diabetes do Centro Hospitalar Universitário dom Algarve – Portimão.

A diabetes é um problema de saúde pública que resulta da forma como as pessoas vivem, hábitos alimentares e atividade física. De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015), em Portugal 9,8% da população é diabética, isto é, cerca de quatro em cada 10 portugueses adultos tem diabetes ou o risco de desenvolver esta doença.

Os principais riscos para a saúde associadas a esta doença passam «pelo aumento do risco de acidentes cardiovasculares», além de ser uma das «principais causas de cegueira, doença renal, amputações e morte», lê-se no comunicado da UCC Mons Cicus.

Este ciclo de encontros têm o objetivo de «promover a literacia em saúde e a capacitação dos cidadãos, de modo a que façam opções saudáveis e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem os rodeia», lê-se na página da ARS Algarve.

As sessões são organizadas pela UCC Mons Cicus, que integra o Agrupamento dos Centros de Saúde do Barlavento da Administração Regional de Saúde do Algarve e conta com o apoio do Município de Monchique.

O encontro é gratuito e aberto ao público em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *