Desmistificação das doenças autoimunes é o tema do próximo «Encontro com o Especialista»

O «Encontro com o Especialista» promovido pela Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus vai ter lugar no dia 24 de janeiro, pelas 15h00, no Centro de Saúde de Monchique. O tema da 7.ª sessão é a desmistificação das doenças autoimunes.

Nuno Fernandes, médico especialista em Medicina Interna- Coordenador da Consulta de Doenças AutoImunes no Hospital do Litoral Alentejano e que integra o Núcleo de Estudos das Doenças Autoimunes (NEDAI), é o palestrante que vai promover esta ação.

«A doença autoimune resulta de uma falha de uma divisão funcional do sistema imunológico chamada autotolerância que resulta em respostas imunes contra células e ou tecidos do próprio organismo», explica a nota relativa à sessão. «No seu conjunto atinge três vezes mais mulheres do que homens no entanto esta proporção pode ser mais elevada como é o caso do lupus em que as mulheres são afectadas nove vezes mais. Não são doenças contagiosas mas são doenças crónicas que podem causar lesões graves nos órgãos e deteriorar de forma significativa a qualidade de vida».

As sessões são organizadas pela UCC Mons Cicus, que integra o Agrupamento dos Centros de Saúde do Barlavento da Administração Regional de Saúde do Algarve e conta com o apoio do Município de Monchique.

O encontro é gratuito e aberto ao público em geral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *