Crianças de Monchique comemoram o Dia Internacional da Árvore

Os alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Monchique participaram, hoje, em ações de plantação de magnólias que foram realizadas em vários momentos do dia.

O Dia Internacional da Árvore ficou marcado pela plantação de seis magnólias, sendo que duas delas ficaram junto ao convento e ao local onde estava a grande magnólia, que morreu no ano passado. Segundo explica Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, a magnólia «já apresentava sintomas de doença há 10 anos» relembrando que «um raio destruiu parte de um dos seus principais troncos. Nessa altura não foi feito logo um tratamento e ela acabou por apanhar uma praga, que depois levou à sua morte e não foi possível recuperar, apesar dos esforços».

Dado que era a maior magnólia da Europa, o edil monchiquense assume «que deveríamos homenageá-la, pelo que foi decidido comemorar este dia com a plantação de uma magnólia jovem no mesmo local».

Rui André apresentou ainda o desejo: «queremos que as crianças e os monchiquenses possam ter na sua memória e nas suas vidas a consciência da importância que  esta árvore teve para o concelho, fazendo que no futuro Monchique possa ter um conjunto interessante de magnólias».

As outras quatro árvores foram plantadas em diferentes partes da vila, sendo que duas delas ficaram na Escola Básica  Manuel do Nascimento, e outras duas no Parque Urbano da Vila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *