Covid-19: Câmara de Monchique desinfeta espaços com máquinas de ozono

No momento de reabertura de alguns serviços e comércio em todo o concelho, assim como o regresso gradual ao funcionamento e atendimento ao público por parte de alguns serviços do município, foi iniciado um plano gerador de limpeza e desinfeção que inclui todos os espaços públicos.

Neste sentido, a autarquia de Monchique adquiriu recentemente equipamentos de tratamento ambiental permanente para o ar e superfícies, que disponibiliza também às empresas para ajudar no processo de reabertura e higienização dos espaços.
Estes equipamentos, à base de ozono, realizam uma ação corretiva e preventiva de todo o género de contaminação ambiental do ar, incluindo o coronavírus e estão também usados na retoma gradual laboral nos vários locais de trabalho e viaturas do município, incluindo escolas e creche municipal, reforçando e optimizando, desta forma, a aplicação das normas da covid-19 no que respeita à higiene do ar e das superfícies, esclarece nota da Câmara Municipal de Monchique.

Esta medida complementar do Plano de Limpeza e Desinfeção permite assegurar a desinfeção de todo o tipo de superfícies incluindo as mais difíceis, como por exemplo têxteis, alcatifas, carpetes, madeiras, plásticos, colchas, cortinados, paredes, tetos, estofos em tecido que de outra forma não seria possível desinfetar.

A CMM adianta que «estas máquinas encontram-se ao dispor de todas as empresas do concelho, mediante contacto com o Município de Monchique pelo telefone 282910200 e deixando os interessados o seu contacto, para que seja agendado uma desinfeção com um funcionário do município, sem qualquer custo para o empresário».

O equipamento «não necessita de reagentes, nem danifica nenhum dos materiais ou superfícies e é eficaz para bactérias, fungos e vírus incluindo o SARS-COV2. Também elimina completamente todos os odores do ar e não deixa resíduos, nem apresenta qualquer problema para o ambiente, trata-se de uma desinfeção ecológica e amiga do ambiente, muito útil para espaços que estiveram fechados estes dois meses. Este aparelho pode ser utilizado em todos os espaços, foi especialmente desenhado para o tratamento de choque, de intervenção rápida e breve, em curtos períodos de tempo conseguem-se resultados, a duração de cada intervenção é de cerca de 6 minutos, dependendo do tamanho do local. Esta ação e apoio aos empresários do concelho integra-se no programa Proteger Monchique que visa preparar a comunidade para a gradual abertura do espaço público e da vida social, depois do período de confinamento, decretado pelo Estado de Emergência e na sequência da pandemia covid-19. Pretende também assim a autarquia de Monchique ajudar a sua população a voltar à normalidade com segurança», conclui o comunicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *