Construção do parque urbano de Armação de Pêra em fase de concurso público

O concurso público para a concretização da empreitada de construção do parque urbano nascente de Armação de Pêra – Fase I – foi lançado no passado dia 18 de abril, com uma estimativa orçamental de 105 mil euros e um prazo de três meses para a execução dos trabalhos.

Localizado na margem direita da Ribeira de Alcantarilha, o futuro Parque Urbano «desenvolve-se numa parcela de terreno com 24.500 m², sendo que a primeira fase da obra que está a concurso incide a sul do canal de drenagem de águas pluviais do centro da Vila de Armação de Pêra, abrangendo uma área de intervenção de 11.300 m²», explica a Câmara Municipal de Silves (CMS).

Segundo a autarquia, «o projeto prevê a implantação de espaços verdes e de um circuito pedonal ao longo da margem da Ribeira de Alcantarilha, revestido em saibro, limitado por guia de lancil em material plástico 100% reciclado, garantindo a drenagem natural desta área». O espaço, que também será arborizado com espécies autóctones e da flora ribeirinha mediterrânica, vai ainda disponibilizar de um painel com informação ambiental e outro mobiliário urbano de fruição pública.

A iluminação do parque será feita através de painéis fotovoltaicos e na zona de intervenção está prevista a construção de uma bacia de retenção para fazer face às cheias, que terá ligação com o canal de descarga de águas pluviais.

Rosa Palma, presidente da CMS, considera que esta obra «pretende fazer face às necessidades de lazer e recreio da população e dos visitantes de Armação de Pêra», uma vez que «a construção de um espaço verde público de utilização coletiva em duas fases, irá dignificar e valorizar a vila, num domínio claramente carente e deficitário».

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *