Comunidade Intermunicipal do Algarve estuda a criação de dois Canis Intermunicipais na região

A Comunidade Intermunicipal do Algarve vai avançar com um estudo económico-financeiro para avaliar a viabilidade da construção de dois Canis Intermunicipais, associando todos os municípios da região.
A intenção destes dois projetos tem como principal objetivo solucionar uma das grandes problemáticas que afeta a região – o elevado número de animais abandonados nas ruas e a forma de acolher e criar condições de adoção.

Com o intuito de construir dois Canis Intermunicipais, um localizado no barlavento e outro no sotavento, a AMAL vai solicitar um estudo de impacto económico, financeiro e social com vista a analisar a exequibilidade destes projetos de âmbito sub-regional.

“Uma das prioridades é a definição de um modelo de gestão intermunicipal adequado para uma estrutura com estas valências e a sua articulação com o movimento associativo de defesa dos animais”, afirma a comunidade Intermunicipal em comunicado.

No sotavento, o novo Canil Intermunicipal será sediado em Alcoutim, num terreno que será cedido pela Câmara Municipal e relativamente isolado, de modo a não causar incómodo nas proximidades e servirá maioritariamente os concelhos localizados entre Loulé e Alcoutim. A construção de uma segunda unidade, no lado do barlavento, aguarda ainda por uma localização definitiva.

“Esta infra-estrutura além de resolver um problema emergente de defesa dos animais, vem trazer a Alcoutim mais emprego e uma centralidade numa questão que diz respeito a todos”, salientou Osvaldo Gonçalves, Presidente desta Câmara Municipal.

A gestão destas unidades será partilhada pelos municípios que integram cada uma das zonas onde ficarão instalados os canis, tendo os autarcas demonstrado uma grande atitude colaborativa e empenhada, apresentando este projecto como modelar para a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *