Centro Paroquial de Pêra recebe concerto de harpa

A quinta sessão do ciclo de divulgação artística «Algarve pelo Caleidoscópio» vai ter lugar no próximo dia 10 de junho, pelas 21h30, no Centro Paroquial de Pêra, com a presença da harpista Helena Madeira.

Esta atividade, que se estende às várias freguesias do concelho de Silves, consiste na difusão artística das tradições que compõem a história, vida e imaginário da região, e visa não só a descentralização cultural, como também «dotar as freguesias de experiências culturais que vão ao encontro das suas curiosidades, fazendo uma transição harmoniosa do saber das populações locais para o conhecimento científico e/ou mais erudito acerca do Algarve, contrariando desta forma as tendências de um turismo massificado, assente na cultura global em detrimento das memórias e especificidades locais», explica a Câmara Municipal de Silves (CMS), entidade promotora do evento.

«A aposta em música clássica com a Orquestra Clássica do Sul, em registos/versões muito pessoais de canções tradicionais por parte de músicos profissionais residentes na região como Juan Camacho León (guitarra clássica), Helena Madeira (harpa) e Ricardo Martins (guitarra portuguesa) e, simultaneamente, a participação de grupos musicais concelhios e grupos corais como o Grupo Coral Adágio (Portimão), o Grupo Coral de Ideias do Levante (Lagoa), o grupo Coral da Universidade do Algarve e de Lagos, faz com que músicos e público possam alargar horizontes estético-musicais, trocar experiências e (re)descobrir outras músicas, estilos, ritmos e posturas em placo, funcionando o ciclo como um tipo de formação informal, no fundo», acrescenta a CMS.

Todas as sessões terão tradução em inglês para que o público estrangeiro tenha a oportunidade de adquirir algumas das «mais fascinantes obras sobre a cozinha típica algarvia», conclui.

Com final previsto para dezembro, a ação ainda decorrerá nos seguintes locais:

30 de setembro – Grupo Coral Adágio – Serrano Futebol Clube – Assoc. Desportiva e Cultural
14 de outubro – Orquestra Clássica do Sul – Igreja de Alcantarilha
11 de novembro – Grupo Coral Ideias do Levante – Edifício da Junta de União de Freguesia de Algoz
9 de dezembro – Grupo Coral de Lagos – Igreja de S. Bartolomeu de Messines

Helena Madeira é licenciada em Antropologia e Língua Italiana, iniciando, em 2004, colaborações como vocalista de vários grupos de música de cariz tradicional. Frequentou três anos do curso canto e harpa no Conservatório Nacional e passou pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa. Em 2012 inicia a sua carreira a solo, levando as suas canções ao Senegal, Mali, Brasil, Cabo Verde. Dois anos depois, a harpista edita o seu primeiro disco a solo, intitulado «Da Voz do Embondeiro», resultado das viagens que fizera à África Ocidental e do cantacto com músicos de outros países. Em 2015 grava mais um disco, desta vez como grupo Faro Esfinge, com lançamento previsto para este ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *