«Cantos da Quaresma» dão música à Semana Santa de Monchique

 

Os músicos César Prata e Sara Vidal vão apresentar no concerto que terá palco na Igraja Matriz de Monchique, dia 31 de março, pelas 16h00, o CD «Cantos da QUaresma». O disco conta com 12 canções tradicionais portuguesas efoi editado depois da estreia da dupla, em 2017, que tem conquistado críticas a nível da imprensa nacional.

A discográfica Sons Vadios, que chancela o CD, explica que «a Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas [e] alvíssaras».

O trabalho é o resultado de uma recolha de efetuada em várias zonas do país e que partiu do compasso das canções religiosas. «O resultado é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção», sublinha a Sons Vadios.

César Prata toca guitarra, ‘kalimba’, sanfona, ‘hangdrum’, ponteiro, adufe e percussões e Sara Vidal toca harpa celta e adufe e podem ser ouvidos AQUI.

 

@Foto de destaque retirada de Portugal Rebelde

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *