Câmara de Monchique elabora candidatura à Associação das Cidades e Vilas Históricas Termais

A Câmara Municipal de Monchique aprovou, hoje, em sede de Reunião de Câmara, a proposta de efetuar candidatura para aderir à Associação das Cidades e Vilas Históricas Termais da Europa.

Em comunicado a autarquia assume que esta candidatura é « de muita importância para Monchique porque, uma vez aceite, colocará Monchique, as suas Termas e o Algarve no centro de discussão e promoção do Turismo Termal Europeu». A autarquia espera uma « decisão favorável a ocorrer já no próximo mês de maio, no congresso desta associação que se realiza em Portugal».

«Este projeto de candidatura começou a ser preparado após a participação do Município de Monchique, na Feira “Termatália” em Ourense, que foi decisiva para diversos encontros e estratégias comuns de Cidades e Vilas com Termas na Europa e para o desenvolvimento de projetos comuns para valorizar, territorialmente, como é o caso desta Associação Europeia que tem o apoio do Conselho da Europa» prossegue o mesmo comunicado.

«Patrocinada pelo Conselho da Europa, e já com presença em 11 países, integram em Portugal esta Associação os Municípios de Caldas da Rainha e de S.Pedro do Sul. Esta Associação gere a Rota das Vilas e Cidades Termais da Europa tem por objetivo a preservação e promoção do património histórico, patrimonial e cultural associados ao legado termal de que Monchique e a suas termas são possuidoras. Relembramos que desde o período romano as águas de Monchique são conhecidas como “ águas sagradas”.» conclui o comunicado.