Bolo de Tacho é Finalista Distrital das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Monchique foi selecionado como Finalista Distrital das 7 Maravilhas Doces de Portugal com o Bolo de Tacho, na categoria «Doce de Território».

«Reza a história que foram os frades franciscanos do Convento de Nossa Senhora do Desterro que, no séc. XVII, criaram este bolo usando produtos locais. Por inicialmente ir ao forno em tachos, passou a ser conhecido por Bolo de Tacho. É igualmente designado de Bolo de Milho ou Bolo de Maio por ser feito especialmente para o dia 1 de Maio (Dia do Trabalhador), explica o Município de Monchique na sua página de facebook.

De acordo com a mesma fonte, a particularidade da confeção e a singularidade do sabor fazem com que o Bolo de Tacho «seja único na doçaria portuguesa. O aproveitamento de produtos da época, o engenho e a arte humana originaram este peculiar bolo, de sabor intenso e textura única».

Para votar no Bolo de Tacho e contribuir para a seleção do melhor doce do país deve ligar o n.º 760 707 134 (custo da chamada – 0,60€ + IVA)

Os 140 doces selecionados, incluindo o Bolo de Tacho, vão ser votados pelo público em 20 programas da RTP, nos meses de julho e agosto. A eleição do Distrito de Faro realiza-se dia 16 de agosto. De cada programa sairá um pré-finalista que passa às semifinais. Depois, os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto. A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1. Será o momento da eleição pelos portugueses das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *