Barómetro Algarve Conjuntura regista valores positivos

Os dados relativos ao terceiro trimestre de 2017 do Barómetro Algarve Conjuntura – Mobilidade e Transportes já estão disponíveis e são positivos para a região sul do país, segundo os dados divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR).

A décima sétima variação trimestral homóloga apresenta-se positiva «nos dados relativos ao transporte coletivo ferroviário de longo curso, servindo 311.648 passageiros, entre julho e setembro», o que consolida uma «tendência de crescimento que se verifica ininterruptamente desde o terceiro trimestre de 2013», adianta a CCDR em nota de imprensa.

O aumento de fluxos de tráfego na região, em particular no Aeroporto Internacional de Faro, e nos principais eixos rodoviários regionais, assim como nos ferroviários, são visíveis nos indicadores analisados. O tráfego é visível na A2 e na A22, «sendo que este é o primeiro Barómetro em que se torna possível apreciar comparativamente os efeitos da redução de portagens na Via do Infante, medida concretizada no início do verão de 2016, onde o Tráfego Médio Diário (TMD) subiu 13,7%, correspondente a 21.481 veículos/dia», indica a mesma fonte.

O crescimento de 16,1% no número de voos e de 15,7% do total de movimento de passageiros do Aeroporto Internacional de Faro ultrapassa «de forma expressiva todos os registos anteriores», conclui a nota.

Os dados relativos a este barómetro encontram-se disponíveis no site http://mt.ccdr-alg.pt/ para consulta no portal de Mobilidades e Transportes.