Bandeiras azuis e de praias acessíveis hasteadas nos areais portimonenses

As praias do Município de Portimão foram distinguidas com «Bandeira Azul» e «Praia Acessível – Praia para Todos». A primeira estância balnear a hastear as bandeiras, ontem, quinta-feira, dia 7 de junho, foi a Praia de Alvor (Poente), com a presença de Filipe Vital, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, Ricardo dos Santos Arrabaça, Capitão do Porto de Portimão e Élia Cabrita, representante da Agência Portuguesa do Ambiente.

As praias da Rocha, Três Castelos, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente vão ter até ao fim da época balnear a bandeira azul, «símbolo europeu que traduz o cumprimento de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e os equipamentos, bem como a segurança e os serviços», refere o comunicado do Município de Portimão.

Este símbolo é hasteado nas praias portimonenses desde 1987 e tem como objetivo «elevar o grau de consciencialização para a necessidade da proteção do ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a concretização de ações capazes de resolverem problemas eventualmente detetados».

No âmbito da campanha da Bandeira Azul, o mês de julho oferecerá um conjunto de iniciativas com o «objetivo de sensibilizar os banhistas, essencialmente crianças, para a limpeza do areal e a diversidade biológica existente em Portimão».

A bandeira de «Praia Acessível – Praia para Todos» regressa aos areais da Rocha, Vau, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente, que foram distinguidos pelo cumprimento de requisitos «como acessos pedonais fáceis, sem obstáculos para pessoas com mobilidade condicionada, estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, passadeiras sobre o areal e instalações sanitárias adaptadas».

A Quercus classificou com o «Grau Ouro» as praias da Rocha, Três Castelos, Careanos,  Vau, Barranco das Canas, a Prainha, Três Irmãos/Alvor Nascente e Alvor Poente devido à qualidade das suas águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *