Autódromo Internacional do Algarve abriu há sete anos

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) celebrou ontem o seu 7.º aniversário. O complexo foi inaugurado no dia 2 de novembro de 2008 e, apenas após sete meses de construção, recebeu, como prova inaugural, a final do Campeonato do Mundo de Superbikes.

O AIA está inserido, segundo os seus responsáveis, «num projeto inovador» que «congrega o Autódromo, o Kartódromo, a pista de Off-Road, o Hotel, os Apartamentos Vista do Falcão Residence e o Parque Tecnológico», sendo uma infra estrutura que ao longo destes sete anos de existência, «soma cada vez mais prémios e reconhecimento de grandes marcas de renome mundial».

Desde 2008, já passaram pelo Autódromo do Algarve cerca de 70 provas internacionais, entre as quais se destacam o Campeonato do Mundo de Superbike, Testes de Fórmula 1, A1GP, GP2 Series, Le Mans Series, FIA GT1 Championship, Superleague Formula, Campeonato de Espanha de GT, International GT Open, Algarve Classic Festival, FIM CEV Repsol International Championship, Blancpain GT Series e o TCR International Series.

Da mesma forma, também o Kartódromo Internacional do Algarve (KIA) tem sido palco de importantes competições, onde para além das nacionais, o traçado algarvio também já recebeu o Campeonato do Mundo de Supermoto e o WSK Series, a mais importante prova da modalidade.

Este ano, o KIA voltou a estar em destaque através do CIK-FIA European KF & KF – Junior, que se realizou no mês de maio, e voltará a abrir portas, entre os dias 8 e 14 de novembro, para o Rotax Max Challenge Grand Finals, que conta com a participação de mais de 300 pilotos onde se incluem ex-pilotos de F1.

Os responsáveis do AIA explicam que «não são só as corridas que levam o nome do circuito de Portimão ao mundo, pois este é um espaço polivalente que tem sido cada vez mais direcionado, na sua atividade diária, para a receção de grandes eventos e apresentações». O AIA tem sido o palco escolhido por grandes marcas, para testes de equipas ou apresentações mundiais, cujo elevado interesse «deve-se não só às condições técnicas do traçado, como também ao clima da região onde se situa», acrescentam.

Das diversas atividades desenvolvidas no corrente ano, os responsáveis pelo AIA destacam os testes das equipas das grandes marcas de motociclismo do Mundial de SBK, que em Janeiro escolheram o circuito para preparem a nova época desportiva, da Bentley HTP Motorsports que, também no primeiro mês do ano, regressou para testar o Bentley Continental GT3 e da Toyota Motorsport – Le Mans que testou o Toyota TS040 HybridLMP1. Em março, estiveram presentes no AIA as três marcas do DTM: Audi, Mercedes-Benz e BMW que escolheram o circuito como anfitrião da primeira ronda de testes da época.

Além disto, «o circuito do Algarve é ainda escolhido como cenário de vários catálogos e filmagens de automóveis, motos e até de conhecidas marcas de roupa, com destaque para «a presença habitual de Chris Harris, reconhecido jornalista, que escolhe o nosso circuito para a gravação de diversos episódios do seu programa, reconhecido mundialmente».

O AIA está «em pleno funcionamento e desenvolvimento», estando prevista a renovação da Racing School, com novos carros, actividades, equipamentos e exercícios. Por outro lado, com a abertura do hotel Pestana Algarve Race Resort & SPA, pretende-se adicionar «mais uma valência que irá diversificar e melhorar ainda mais a oferta que o Autódromo do Algarve tem para os seus clientes», concluem os responsáveis pelo AIA.

Foto de destaque: Nelson Inácio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *