Atualização 17h34 – Fogo tem nova frente ativa com muitas projeções

O incêndio que deflagra desde as 13h32 no concelho de Monchique, na zona da Perna da Negra, continua ativo e a merecer a atenção das autoridades.

Segundo o Jornal de Monchique conseguiu apurar junto de Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, «o incêndio continua com duas frentes ativas, no entanto, uma delas é nova e está a causar grande preocupação». Uma outra, noticiada anteriormente, «já está resolvida».

O edil adiantou ainda que «o fogo lavra em eucaliptal consolidado numa produção da Portucel» e que, segundo o CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, «é de muito difícil acesso e tem muitas projeções provocadas pelo vento forte que se faz sentir».

Até ao momento, estão confirmadas «três baixas, dois bombeiros e um trabalhador florestal, devido ao calor e à inalação de fumos», não havendo vitimas civis, de acordo com as mesmas fontes.

Não há a confirmação de habitações ardidas, mas sim de barracões e apoios agrícolas.

Apesar do «fogo não estar próximo de qualquer habitação e de não ser necessário proceder a qualquer evacuação, por precaução, estão a ser contactados os residentes mais próximos das frentes ativas», esclarece Rui André.

No terreno estão 423 operacionais, 126 veículos apoiados por 9 meios aéreos.

 

Atualização 15h49

Atualização 14h02

@Foto de destaque Nelson Inácio | Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *