ARTECHIQUE promove artesanato e impulsiona abertura de Centro de Artes e Ofícios

O artesanato monchiquense vai estar em destaque de 2 a 4 de setembro no Largo dos Chorões, com a realização da XXII edição da ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique e a inauguração no dia 2, às 16h30, do Centro de Artes e Ofícios, na Rua Serpa Pinto, o mais recente espaço dedicado à dinamização e promoção dos ofícios tradicionais de Monchique.

Esta feira «de rua para todos os gostos e idades» tem nesta edição mais de quatro dezenas de expositores, todos de Monchique, «sendo este o ponto forte do certame», assegura Helena Martiniano, presidente da Junta de Freguesia de Monchique, no entanto, admite que «alguns dos artesãos vão ter de partilhar a tenda, dado não haver nem espaço, nem tendas, para albergar todos».

Assim, durante estes três dias as cadeiras de tesoura, cadeiras de tabua, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, cortiça, uma novidade desta edição, entre outros, vão estar em exposição e disponíveis para compra de forma «a dar a conhecer aos visitantes novos produtos e novos conceitos de artesanato, onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação», garante a Junta de Freguesia de Monchique (JFM).

O programa da feira contempla um largo conjunto de atividades de animação e recreação. Em destaque, estarão o torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (4 de setembro), pelas 16h00, este ano com a participação da Academia de Música de Lagos.

A programação da feira prevê ainda a realização do jogo do burro, um concurso de montagem de cadeiras de tesoura, para os mais jovens, a também já habitual caminhada solidária, dedicada a apoiar quem mais necessita, e uma aula de zumba aberta à população, para além da tradicional animação de rua e espetáculos musicais à noite.

A XXII ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique é uma organização da Junta de Freguesia de Monchique, conta com a colaboração do município e das associações locais e pode ser visitada entre as 10 e as 23 horas, nos dias 2 e 3 de setembro, e entre as 10 e as 20 horas, no dia 4.

Paralelamente, e ocupando o espaço do Centro de Artes e Ofícios, vai decorrer uma exposição de bordados, resultante do atelier que se realiza semanalmente.

Segundo a JFM «o repetido sucesso desta feira, bem como a importância do artesanato na economia e cultura locais, justifica a inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique», que se apresenta como «um projeto que visa concentrar um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção, divulgação e transmissão de conhecimento e saberes relacionados com o que de melhor e mais genuíno é produzido em Monchique», e que em parceria com «os artesãos e associações locais, possam funcionar no centro, ao longo de todo o ano, uma série de atividades que incluem a realização de ateliers de bordados ou de costura, workshops e ações de formação, entre outros».

 

programa artechique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *