ARTECHIQUE promete animação e tradição

A vila de Monchique volta a acolher, nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro, mais uma ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique. A vigésima quarta edição conta com um programa diversificado para a promoção do artesanato e pretende «contribuir para a preservação de saberes e técnicas, materiais e imateriais, que fazem parte integrante da grande riqueza patrimonial do nosso povo», de acordo com o comunicado da Junta de Freguesia de Monchique, que é a entidade organizadora do evento.

No dia 7, os visitantes podem contar com a inauguração das exposições de «coseduras» no Centro de Artes e Ofícios, pelas 16h00 e de «bordados», na sala multiusos da Junta de Freguesia de Monchique, às 16h45. A animação musical estará a cargo de vários grupos e tem início às 21h00, no Largo dos Chorões.

No segundo dia vai decorrer o «VIII Torneio de 3 Setes», às 11h00, da responsabilidade do Clube de Caça e Pesca de Monchique. Pelo mesmo horário, vão ter lugar no Largo dos Chorões jogos tradicionais, numa colaboração com o Corpo Nacional de Escutas e as Guias de Monchique. À tarde, pelas 18h00, poderá participar numa aula de zumba e assistir à animação de rua com a orquestra de percussão «Percurtunes». A música continua com a atuação da fadista Argentina Freire, às 21 horas, e um baile com Telma Santos no terraço das piscinas, às 22h30.

O último dia vai ser marcado pela 3.ª edição do Passeio de Pasteleiras do Clube Desportivo e Cultural da Nave, que parte das Várzeas da Nave às 09h00 e chega ao Largo dos Chorões pelas 11h30. O «II Encontro de Motorizadas Clássicas de Monchique», organizado pela Juventude Desportiva Monchiquense irá também acontecer no último dia, 9 de setembro, pelas 10h00, no Largo dos Chorões. A participação é de inscrição obrigatória com um custo de 15 aceleradelas, até ao dia 6 de setembro, e 18 aceleradelas após essa data. O valor incluí almoço e uma lembrança para os participantes.

Às 11 horas o Rancho Folclórico da Ladeira do Vau vai atuar no Largo dos Chorões e pelas 16 horas, no mesmo local, vai ter lugar o XXXI Encontro de Acordeonistas.

A organização convida «todos os que possam e queiram prestar a sua colaboração no engrandecimento desta atividade» num ano em que os habitantes do concelho estão «particularmente sensibilizados pelo desastre de um grande incêndio, com toda a perda que daí resultou e cujos efeitos se vão sentir no médio e longo prazo».

Entre artesanato, produtores de enchidos e aguardente de medronho, doçaria, padaria vão participar 30 expositores, além das tasquinhas de alimentação. A XXIV ARTECHIQUE conta com a colaboração do Município de Monchique e das associações locais. Pode ser visitada das 11h00 às 23h00 horas no dia 7, das 10h00 às 23h00 no dia 8 e das 10h00 às 20h00 no dia 9 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *