Apoios ao restabelecimento da floresta ardida tem candidaturas abertas

O prazo das candidaturas para os apoios ao restabelecimento da floresta afetada pelo incêndio de agosto de 2018 está aberto até ao dia 28 de fevereiro. À medida de apoio podem-se candidatar proprietários públicos e privados de espaços florestais.

A «Operação 8.1.4 Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos», que pode ser consultada aqui, é a medida de apoio disponibilizada pelo Governo para a «intervenção ao nível das explorações florestais e agroflorestais».

Com as intervenções resultantes deste apoio, pretende-se o «restabelecimento de povoamentos florestais afetados por agentes bióticos e abióticos e recuperação de infraestruturas de proteção e sinalização danificadas», além de uma intervenção territorial que poderá passar pelo «apoio à elaboração de Planos de Gestão Florestal ou de instrumento equivalente para explorações individuais, para ZIF e para áreas agrupadas».

A Câmara Municipal de Monchique (CMM) anunciou que o seu edil, Rui André, dirigiu «uma comunicação ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que seja prorrogado o prazo de apresentação das candidaturas», de acordo com um comunicado dirigido à imprensa.

No mesmo documento lê-se que «se esta fase de candidaturas não for aproveitada para envolver os proprietários nesta reconstrução estrutural, teremos que esperar por mais uma catástrofe para repensar de novo a nossa floresta».

A edilidade sugere ainda que o alargamento do prazo «obrigue à alteração do aviso deste concurso, de forma a permitir a análise faseada das candidaturas apresentadas, com corte quinzenal, o que implica a análise e consequente aprovação periódica, estimulando o surgimento de outras candidaturas e não prejudicando aqueles que já apresentaram pedidos de apoio».

Até ao momento foram elaboradas cerca de 300 candidaturas, segundo a CMM, através do seu Gabinete de Crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *