Algarve medieval vai estar exposto na biblioteca municipal

A exposição «Guias [Re]descobrir – na rota do Algarve medieval» vai estar patente na Biblioteca Municipal António da Silva Carriço de 11 a 29 de abril, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.
Depois de ter passado por Portimão e Silves, esta exposição itinerante, que apresenta o património histórico e arquitetónico do Algarve medievo, chega agora a Monchique.
De acordo com a Universidade do Algarve (UAlg) e a Nerve Design, promotores desta iniciativa, estes guias «pretendem divulgar e valorizar o património medieval do Algarve», através de uma nova rota entre Alcoutim e Aljezur, sendo «possível percorrer muralhas e castelos, islâmicos e cristãos, alguns visíveis outros ocultos sobre os edifícios atuais, visitar igrejas que foram mesquitas, observar antigos arrabaldes que são hoje o centro de muitas das nossas cidades».
Até ao momento já foram editados três destes guias, dedicados aos concelhos de Castro Marim, Alcoutim e Loulé/Salir, estando prevista a publicação para as regiões de Aljezur, Lagos e Guadalupe, Alvor e Portimão, Silves, Albufeira e Paderne, Faro, Tavira e Cacela Velha.
Os conteúdos científicos destes guias são da responsabilidade do Centro de Estudos em Património, Ambiente e Construção (CEPAC) da UAlg, com a coordenação de Francisco Teixeira e Luís Oliveira, docentes na mesma instituição. Em 2015, este projeto foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Museus (APOM), vencendo um prémio na categoria de Informação Turística.

 

Foto de destaque: Aspeto da exposição na biblioteca da Universidade do Algarve

 

cartaz exemplo copiar
Cartaz da exposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *