Algarve medieval exposto na biblioteca

A exposição «Guias [Re]descobrir – na rota do Algarve medieval» vai estar patente na Biblioteca Municipal António da Silva Carriço de 11 a 29 de abril, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.
Depois de ter passado por Portimão e Silves, esta exposição itinerante, que apresenta o património histórico e arquitetónico do Algarve medievo, chega agora a Monchique para dar a conhecer os onze guias com informações e reconstituições atrativas e didáticas de 14 cidades, vilas e sítios algarvios durante esse período histórico.
De acordo com a Universidade do Algarve (UAlg) e a Nerve Design, promotores desta iniciativa, estes guias «pretendem divulgar e valorizar o património medieval do Algarve», através de uma nova rota entre Alcoutim e Aljezur, sendo «possível percorrer muralhas e castelos, islâmicos e cristãos, alguns visíveis outros ocultos sobre os edifícios atuais, visitar igrejas que foram mesquitas, observar antigos arrabaldes que são hoje o centro de muitas das nossas cidades».
Até ao momento já foram editados três destes guias, dedicados aos concelhos de Castro Marim, Alcoutim e Loulé/Salir, estando prevista a publicação para as regiões de Aljezur, Lagos e Guadalupe, Alvor e Portimão, Silves, Albufeira e Paderne, Faro, Tavira e Cacela Velha.
Os conteúdos científicos destes guias são da responsabilidade do Centro de Estudos em Património, Ambiente e Construção (CEPAC) da UAlg, com a coordenação de Francisco Teixeira e Luís Oliveira, docentes na mesma instituição. Em 2015, este projeto foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Museus (APOM), vencendo um prémio na categoria de Informação Turística.

Share Button

Deixe um comentário