Algarve já pedala pela vitória no European Cycling Challenge 2016

A equipa Algarve, apoiada pela Comunidade Intermunicipal (AMAL), volta a marcar presença no European Cycling Challenge (ECC), que estará nas estradas durante todo o mês de maio.

Este desafio europeu, que tem como objetivo incentivar hábitos que caracterizam uma vida com mais qualidade e saúde, consciente do impacto da utilização do automóvel, vai na quinta edição e conta com a participação de 52 equipas a representar as cidades e regiões de várias zonas da Europa.

O Algarve, com mais de 40 participantes, espera «conquistar o pódio, ultrapassando os perto de 14 mil quilómetros registados em 2015», explica a AMAL. No ano passado, e de acordo com os números apresentados pela mesma entidade, São Brás de Alportel foi o concelho algarvio com maior número de quilómetros percorridos, com um total de 1.692, seguido de Castro Marim, com 401 km e Loulé com 319 km.

O ECC constitui uma iniciativa à escala europeia, «que procura promover o uso da bicicleta como principal meio de transporte nas deslocações habituais do quotidiano e, em simultâneo, identificar os percursos adotados para a circulação em bicicleta no território regional, sendo as deslocações registadas através de uma aplicação móvel gratuita – a Cycling365», esclarece a AMAL.

No sul do país, o segundo dia do desafio ficou marcado pela aprovação da subscrição do Compromisso pela Bicicleta, pela entidade algarvia. Este projeto da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro foi desenvolvido com o objetivo de potenciar o uso deste meio de transporte.

«Consciente do contributo da bicicleta para o ambiente, o trafego, o desenvolvimento sustentável e a economia da região, a AMAL integra estas iniciativas com enorme interesse e empenho, determinada a apoiar decisões e medidas que contribuam para construir um futuro mais verde para o Algarve», conclui a instituição.

O European Cycling Challenge decorre até dia 31 de maio e a participação é aberta a todos os ciclistas dos 16 concelhos algarvios, bastando para isso que se registem na equipa Algarve em www.cyclingchallenge.eu

Share Button

Deixe um comentário