Algarve conta com 93 bandeiras azuis em 2018

O Algarve volta a liderar o ranking das regiões com mais bandeiras azuis em Portugal, sendo que serão hasteadas 93 em 89 praias e 4 marinas (Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura). A região conta ainda com dois Centros Azuis, em Loulé e Faro.

A reentrada da Praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa, marca a entrada de mais uma bandeira este ano. Albufeira mantém as 25 praias galardoadas e torna-se o concelho do país com mais bandeiras azuis. «Este reconhecimento de qualidade ambiental surge a poucos dias da abertura oficial da época balnear em Albufeira e Lagoa, que decorre este ano num período alargado entre 15 de maio e 15 de outubro (em Lagoa, nas praias de Carvalho, Ferragudo, Marinha e Albandeira decorre normalmente entre 1 de junho e 30 de setembro)», adianta a Emirec, em comunicado.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, explica que «o Algarve reforça este ano a sua posição de liderança com 93 bandeiras azuis, sendo a região do país a receber o maior número de galardões a nível nacional, continuando a ser reconhecido mundialmente como um destino de sol e praia de elevada excelência. A aposta da Região de Turismo do Algarve e dos municípios algarvios na sustentabilidade ambiental e na qualidade das zonas balneares e das marinas tem sido fundamental para fortalecer a imagem do destino».

 A nível nacional vão ser hasteadas bandeiras azuis em 332 praias, o que corresponde a metade das praias nacionais e a mais 12 bandeiras que em 2017. Esta distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) às praias, marinas e portos de recreio de acordo com critérios rigorosos de gestão ambiental, qualidade da água, serviços e segurança disponibilizados aos veraneantes.

 

Share Button

Deixe um comentário