Algarve Classic Festival leva automóveis históricos ao AIA

O Algarve Classic Festival, considerado o maior evento de automóveis clássicos da Península Ibérica, está de regresso ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), entre os dias 23 e 25 de outubro, com o objetivo de levar os amantes do desporto motorizado a reviver os grandes carros e corridas do passado.

A edição deste ano pretende fazer do evento um «museu vivo», no qual se voltará a ver e ouvir os maiores nomes da história automóvel. Em 2015, o Algarve Classic Festival será, de acordo com o site Viva Portimão, «o maior de sempre», uma vez que irá contar com 13 categorias, para um fim de semana que ficará marcado «por enumeras corridas, onde o público pode ver e rever todas as décadas do automobilismo, desde os anos trinta aos anos oitenta».

Até ao momento já estão confirmadas mais de 280 equipas, pelo que são esperados no traçado algarvio cerca de 450 carros e 500 pilotos.

Entre os vários automóveis que farão as delícias do público, destacam-se três veículos com especial significado para os portugueses. São eles o Lola “Team BIP”, que fez parte da primeira equipa portuguesa em competições internacionais e que é conhecido por todos os apaixonados de corridas de resistência e o Cooper T51 de Formula 1, que em Portugal é recordado pela vitória de Stirling Moss no circuito de Monsanto, em agosto de 1959, bem como pelas participações de «Nicha» Cabral ao volante deste modelo. Mas o grande cabeça de cartaz do Algarve Classic Festival será o modelo único da Ferrari 250GT Breadvan, projetado por Giotto Bizzarrini e Piero Drogo, que participou nas 24 Horas de Le Mans de 1962. Considerado «um dos mais preciosos Ferrari alguma vez feito», este carro constitui «uma verdadeira obra de arte, pela sua história, beleza e desenvolvimento técnico», sendo possível, graças ao seu proprietário austríaco, «ver o carro num museu, mas também ouvir este precioso modelo numa pista do Autódromo Internacional do Algarve», acrescenta o mesmo site.

Para além destes estão ainda confirmados modelos como Ford GT40, BMW M1, Jaguar D-Type, AC Cobra e Alfa Romeo Giulia GTA.

Os bilhetes estão à venda a partir de 5€. Para mais informações consulte o site www.algarveclassicfestival.com.

Foto: Algarve Classic Festival 2014 (Nelson Inácio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *