AHPEM traz Lisboa a Monchique para atividades sobre o medronho (evento adiado)

«Há Festa na Serra – Medronho todos os dias» é o nome da iniciativa que dará continuidade às comemorações das Jornadas Europeias do Património em Monchique e terá lugar nos dias 17 e 18 de outubro.

A atividade, organizada pela AHPEM – Património e Memória, marca das Aldeias Históricas de Portugal (AHP), pretende dar a conhecer, através do património industrial local, a transformação do medronho em aguardente, bem como a sua história e técnicas de produção.

O programa será composto por duas partes distintas, sendo a primeira dedicada à musealização da tradição, onde se procurará apresentar, de acordo com a organização, «as novas tecnologias aplicadas à musealização do património, a sua relação com o marketing e a marca, o seu contributo para o aproveitamento turístico e a preservação das memórias coletivas».

A segunda parte irá consistir numa apanha de medronho, «acompanhada dos cantares tradicionais e da obrigatória aguardente», seguido de um «piquenique almoço no campo com a gastronomia tradicional, e de sobremesa fruta colhida directamente das árvores», acrescenta a organização. As jornadas irão terminar com uma visita ao espaço da SPIC, que vai exibir as tecnologias mais inovadoras do século XXI aplicadas à musealização, como realidade virtual e hologramas.

A AHP é uma associação de defesa, salvaguarda e revivificação do património cultural, constituída a 8 de novembro de 2010, com o objetivo de contribuir para a preservação do património rico que cada aldeia encerra e criar, apoiar e promover ações de formação vocacionadas para a preservação, restauro, reabilitação e gestão do património cultural tangível e intangível e património natural de cada uma delas.

Consulte o programa em anexo.

 

Nota: De acordo com informação da organização este evento foi adiado para o próximo fim de semana, 24 e 25 de outubro.

 

15_Cartaz_jornadas medronho

 

One thought on “AHPEM traz Lisboa a Monchique para atividades sobre o medronho (evento adiado)

  • 16 de outubro de 2015 em 16:47
    Permalink

    De acordo com informação da organização este evento foi adiado para o próximo fim de semana, 24 e 25 de outubro.

Fechado para comentários.