Ação «Reviver Tradições» promove apanha de medronho em Monchique

A «The Navigator Company» está a promover mais uma edição da ação «Reviver Tradições», hoje, 5 de dezembro, e que se estende até amanhã, na propriedade «Águas Alves».

Esta ação, que se insere na «política de responsabilidade social da empresa junto da comunidade local», pretende reunir várias gerações familiares na colheita do medronho na floresta, sendo que o fruto é, posteriormente, «encaminhado para fermentação, destilação e produção de aguardente de medronho», explica a Navigator em comunicado.

Durante estes dois dias, a iniciativa que conta com a participação de 15 residentes do concelho, «que irão partilhar com as gerações mais novas a sua experiência na colheita deste fruto que, durante anos, fez parte da sua juventude».

«Estes dias de colheita de medronho, que fazem parte de um processo maior que engloba o dia da destilação, onde é produzida a aguardente de medronho e será feito o seu engarrafamento». Em 2017 a colheita refletiu-se em 200 kg de medronho.

Para Nuno Neto, diretor de gestão florestal da The Navigator Company, «à semelhança do ano passado, esperamos que a experiência desta ação seja este ano, igualmente, gratificante e enriquecedora para todos os participantes. É, sem dúvida, um momento que permite o convívio entre gerações, onde os mais velhos relembram a experiência da tradição da colheita do medronho, ao mesmo tempo que se valorizam as tradições e o contacto com a natureza».

A ação conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal de Monchique e está prevista a participação de 25 pessoas durante os dois dias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *