A leitura contagia-se?

Os alunos não param de nos surpreender! Alguns, sempre discretos, cruzam-se connosco nos corredores ou convivem quase diariamente connosco na biblioteca, mas desconhecemos as suas reais capacidades e, às vezes, nem percebemos que cresceram tão depressa.

A Leonor Guerreiro e a Mariana Silva estão agora no 9.º ano, são finalistas na Escola Básica Manuel do Nascimento e já passaram várias vezes pela Rádio Foia, mas a sua última intervenção na rubrica «Um livro por semana» revelou-nos duas leitoras excecionais: criteriosas na sua escolha, rigorosíssimas na preparação da sessão, autónomas na seleção dos excertos, cúmplices na partilha de tarefas, entusiasmadas com o ato de ler.

Tudo, tudo … e nós, de Nicola Yoon, a obra apresentada pelas duas alunas, conta-nos a história de Madeline Whittier, uma jovem que tem uma doença rara que a impede de sair de casa e cuja rotina é completamente alterada quando Olly, um rapaz vestido de preto, se muda com a família para a casa ao lado.

Alternando a leitura dos emails trocados entre os dois jovens, a Leonor e a Mariana foram-nos envolvendo na história e foram-nos cativando com a sua leitura escorreita e fluente. A expressividade e a emoção deram corda à leitura das duas alunas e os ouvintes presentes no estúdio deixaram-se contagiar, esqueceram o tempo e desejaram que o programa tivesse a duração do livro inteiro.

É caso para se dizer que a leitura, quando bem feita, pode ser altamente contagiosa.

Share Button

Deixe um comentário