DGS recomenda cuidados para o frio

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado devido as baixas temperaturas que se irão fazer sentir em todo o país, pelo menos até ao próximo dia 21.

Em comunicado a DGS informa que «reforçou as orientações dadas à rede nacional de Delegados de Saúde no sentido da intensificação de visitas de carácter pedagógico aos lares de idosos. Da mesma forma, recomendou que através das rádios locais sejam transmitidos os principais cuidados a ter com o tempo frio».

«Tendo em conta que o frio pode precipitar a descompensação de doenças crónicas como a diabetes e a doença cardiovascular e de outras doenças, designadamente infeções respiratórias, a DGS insiste nas recomendações tais como: manter o corpo hidratado e quente, estar protegido do frio». O mesmo comunicado recomenda ainda « aquecer a casa e ter em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação como braseiras, lareiras e aquecimentos de exterior que nunca poderão ser utilizados no interior. A DGS recomenda « atenção à ocorrência de problemas de saúde e recomenda estabelecer contacto com familiares, vizinhos e amigos. Em caso de necessidade telefonar, para a SAUDE 24 através do número 808 24 24 24 (disponível 24 horas por dia) e ter um rádio por perto, lanterna e estar atento aos noticiários.»

Inverno _cartaz_Linha_Saúde24_final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *