40 anos do SNS foram comemorados em Monchique

«Defender o direito fundamental de todos à saúde» foi o tema promovido pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve II – Barlavento, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), no dia 17 de maio, no auditório da Caixa Agrícola de Monchique.

Nascido há 40 anos, pelas mãos de António Arnaut, o SNS português «é um dos melhores da Europa e do mundo», afirmou Leonor Bota, Diretora Executiva do ACES Barlavento. «O reforço e a modernidade são os desafios dos próximos anos de SNS. Temos de fazer isso sem hesitação e, sem dúvida, em louvor ao seu fundador», sublinhou.

No painel inicial intervieram, também, Maria Clara Garcia, responsável Regional do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo e Médica de Saúde Pública que esclareceu os presentes com algumas estatísticas destes 40 anos de SNS e Ana Cristina Guerreiro, Delegada Regional de Saúde do Algarve e Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, que explicou quem foi António Arnaut ou como surgiu o SNS.

Para o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, o desejo é que o «SNS corresponda às necessidades da população». «A saúde é uma das área em que não deve haver ideologia» e, neste sentido, «o Governo tem de olhar para as necessidades das pessoas para que os problemas sejam ultrapassados», disse o edil.

No mesmo encontro foi assinalado o primeiro aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus (UCC Mons Cicus), que integra o Agrupamento dos Centros de Saúde do Barlavento da Administração Regional de Saúde do Algarve, e que tem desenvolvido um «trabalho excelente junto da comunidade», congratulou Leonor Bota. Esta ideia foi reforçada por Rui André que considera que esta unidade «vai ao encontro das pessoas, trabalhando na área da prevenção», deixando um agradecimento aos profissionais que a integram.

Leonor Bota anunciou ainda a abertura de um «concurso nacional que prevê duas vagas médicas para a Unidade de Cuidados Personalizados de Monchique», o que permitirá colmatar uma das necessidades da saúde local, após dois médicos de família do concelho de Monchique se terem aposentado no ano passado.

No final da primeira parte da cerimónia alunos da Escola Básica Manuel do Nascimento declamaram dois poemas de António Arnaut. De seguida, decorreu o «Encontro com o Especialista», desta vez «relativo ao «Dia Mundial da Hipertensão», cujo convidado foi Manuel de Carvalho Rodrigues, médico cardiologista e presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

As comemorações terminaram com a atuação do Grupo Coral da Confraria do Medronho «Os Monchiqueiros» e com um lanche convívio.

No local estiveram expostas árvores feitas em diversos materiais elaboradas por associações e entidades do concelho de Monchique, para assinalar maio como o mês do coração.

 

«Encontro com o espacialista com Manuel de Carvalho Rodrigues, médico cardiologista e presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Hipertensão
«Encontro com o espacialista com Manuel de Carvalho Rodrigues, médico cardiologista e presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *