26.ª edição da Feira dos Enchidos destaca sabores e tradições de Monchique

Os sabores, saberes e tradições regressam com a Feira dos Enchidos de Monchique, que tem o objetivo de «homenagear a tradição, os usos e os costumes» da terra. A Câmara Municipal de Monchique (CMM) organiza, pela vigésima sexta vez, o certame que pretende dar a conhecer aos visitantes um programa variado, com animação, gastronomia e oficinas.

Com data marcada para os dias 2 e 3 de março, no Heliporto Municipal, este ano a feira conta com espaços dedicados à doçaria, medronho, pão e artesanato que pretendem dar aos visitantes a «oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local», lê-se na nota enviada pela CMM.

Quem visitar a feira pode contar com «várias unidades de produção de enchidos e de cozinhas tradicionais conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes», continua. «Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos, gerando assim um evento que agrega outras atividades económicas».

O público infantil vai ter uma «zona privilegiada», o «Espaço Bolota», onde irão decorrer «atelieres sobre o porco, explorando a relação deste animal com a natureza, os seus hábitos alimentares, as características do seu habitat, a sua organização social e o imaginário humano com ele relacionado», explica o comunicado. «Estas oficinas, de carácter expressivo e criativo, permitirão que a criança integre estes conhecimentos de uma forma lúdica trabalhando criativamente».

A «Praça Sabores» é o espaço de restauração dentro do recinto da feira, em que serão  reunidas «diversas propostas gastronómicas». A Tertúlia Algarvia vai dinamizar um «Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores», cujo foco passa pela criação e confeção dos enchidos de Monchique. Ainda na gastronomia, os visitantes vão poder assistir ao «Cataplay», uma peça de teatro «recheada de feitiços e contradições protagonizada por Mário Spencer e Tânia Silva».

Carminho e Sara Tavares sobem ao palco para animar esta edição da Feira dos Enchidos, no dia 2, pelas 22h00, e no dia 3, às 19h00, respetivamente.

O Prémio Lima Duque vai ser atribuído a um produtor de enchidos.

A Unidade Móvel de Saúde da UCC Mons Cicus vai marcar presença no certame, «com o intuito de prestar serviços de rastreio à população».

A entrada é livre e o programa pode ser consultado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *